11.6.09

Feriados



Dois feriados a meio de uma semana é um fim-de-semana. E os fins-de-semana têm tanto de cansativo como de bom, mesmo com um filho só. Custa-me repetir até à exaustão recomendações e reprimendas. É isto que me custa mais. Detesto esta faceta da maternidade. Talvez seja também disto que trata educar, mas reconheço-me com pouca paciência para o Senta-te direito na cadeira, Não andes em cima dos sofás, Come em cima da mesa, Limpa a boca, Come, Come, Come, Vai fazer chichi, Vai lavar os dentes, Tens que ir tomar banho, Deita-te imediatamente, Não mexas nisso, Não faças isso, Não mexas aí, Larga isso, Não, não podes comer mais doces, Olha que ficas de castigo, etc, etc, etc. E como o etc se prolonga, na repetição e na variedade, um sem número de ralhetes que têm que me sair da boca todo o dia. É exasperante, cansativo e faz rugas. Às vezes acho simplesmente que não nasci para ser mãe. Depois chegam os outros momentos, os do mimo, do abraço, de os sentir a crescer agarrados às minhas pernas e sinto-me um pouco recompensada de tudo.

Mas parece-me muitas vezes francamente desiquilibrada esta balança.
As mães têm que ser pessoas chatas? É assim que eu me sinto.

5 comments:

  1. Este texto podia ter sido escrito por mim.
    Compreendo-te tão bem, eu sinto-me tantas veze assim.

    ReplyDelete
  2. Acho que sim. As mães têm de ser chatas. Quase sempre.

    Só assim eles dão gente.

    ReplyDelete
  3. eu digo à i que sim, que tenho mesmo de ser chata, que faz parte.

    eles crescem e tudo vai melhorando, eu acho. bem sei que a "parte educativa" ganha outros desafios, mas por cada etapa gosto mais e mais de as ver crescer, sempre.

    ReplyDelete
  4. também me sinto assim, desespero quando me "ouço" na ladainha "não mexas, não faças, cuidado que cais, olha que levas uma palmada..." detesto mesmo ser assim chata. E canso-me a mim propria!
    Mas como diz a Sophie e muito bem só assim eles dão gente! E quero que os meus filhos sejam em condições por isso tenho de ser chata, faz parte. (as vezes estou quase a desistir mas depois vejo aquele miudos insuportaveis porque ninguem lhes sabe dizer não e passa-me logo!)

    ReplyDelete