27.1.11

Essa incrível façanha que é chorar

Hoje cheguei às piscinas, e a minha colega nadadora, a que fala muito, estava a chorar ao telefone.

Eu tenho uma grande admiração pelas pessoas que choram.
Pelas que não choram sozinhas, quero dizer, que isso faço eu mais ou menos.

Pelas pessoas que choram onde for preciso chorar. Com a família. Com os amigos. Com estranhos. Com pessoas que frequentam a mesma piscina.
É que não era assim um chorar disfarçado, a abrir muito os olhos para cima, a fingir uma alergia ou bocejo, de costas para o mundo, na casa-de-banho! Era um chorar sem vergonha nem pudor nenhum. Que se lixe o mundo. A pessoa tem vontade de chorar e chora.

Ora aí está uma coisa que eu gostava tanto de conseguir fazer.

(Em vez disso, fico numa aflição pavorosa a fingir que está tudo bem, se for preciso a sorrir e dizer piadas, a manter as aparências. E por dentro tudo a rebentar. Qualquer dia acho que me rebentam os olhos do esforço. A sério. O choro empurra, empurra, empurra e os olhos saem disparados, aos bocadinhos, a boca sempre a sorrir.)

8 comments:

  1. (Não me referia a pessoas que passam o tempo a chorar, entenda-se. Nem que o fazem por dá cá aquela palha. Se bem que também não tenho nada contra essas. :) Referia-me à capacidade de simplesmente chorar se for essa a vontade e a nevessidade. Especialmente se estivermos com alguém dos nossos afectos. Ah, deve ser tão bom.)

    ReplyDelete
  2. com alguém dos meus afectos sim.
    na piscina rodeada das colegas de aula não.
    sozinha, imenso e é quando me sabe bem.

    ReplyDelete
  3. porém, tb pode dar-se o caso de o choro sair tão descontroladamente (mesmo que nao ruidosamente) que parece até "um chorar sem vergonha nem pudor nenhum", no entanto, soubessem os que observam como se está cheio de raiva por não conseguir controlar a merda do choro que tanto empurrou que rebentou mesmo. e era a última coisa que se queria.

    (isto não me sucede há uns valentes anos, mas posso dizer-te que é um pesadelo. passamos por maria madalenas. e eu sentia-me uma idiota...)

    ReplyDelete
  4. Pal, isso só me aconteceu uma vez e foi no trabalho. Foi muito mau, mas bom, sou humana. :)

    ReplyDelete
  5. A mim acontecem-me as duas situações. Quase rebentar, mas aguentar, ou explodir onde menos queria que acontecesse

    ReplyDelete
  6. pois eu tb não o faço ao pé de ng. Gosto de chorar sozinha e chorar compulsivamente.

    Sinto vergonha que alguém repare ou até perguntar se preciso de alguma coisa.Posso estar no auge,mas aguento-me!

    é o orgulho é o que é:P

    ReplyDelete