17.1.11

É que não vale mesmo a pena tentar explicar.

"A maior sacanice que nós pais fazemos aos que estão para ser pais é não lhes explicar com todas as letras como será difícil, como haverá momentos muito maus em que nos passará pela cabeça atirar aquele bebé pela janela porque não se cala há mais de 2 horas. que haverá momentos em que o cansaço pelas noites mal dormidas, pelos dias em que deixamos de existir para nos tornarmos capachos de todas as pequenas necessidades deles e por tudo o resto e que esses dias serão muitos. que ansiaremos pelo dia em que possam ir à casa de banho sozinhos para não mudar fraldas a meio da noite e choraremos no dia em que isso acontecer porque já não temos um bebé. que deixaremos de ser nós, seguros, adultos, tranquilos, sedutores para nos tornarmos num poço de lamechice e cansaço que ninguém [muito menos os que não têm filhos] consegue aturar. que muitas vezes nos questionaremos sobre a opção que foi tê-los mas enxotaremos essa ideia como se fossemos assassinos só por a termos pensado. que mudaremos para sempre, nunca mais seremos despreocupados e livres na totalidade e que nunca mais voltaremos a pensar em nós próprios primeiro. que isto é na sua essência bom mas pesa como o raio.
são coisas que não se podem explicar e que aqueles que estão para ser pais vão acabar por sentir na pele, por isso, nem vale a pena."

Daqui.

3 comments:

  1. Tenho a dizer que apesar de tudo e Tudo não é tanto assim como aqui está (acho que isto é o Universo de hipóteses que podem acontecer) ser Pai e Mãe é a melhor coisa do Mundo e não o trocava por nada deste Mundo. E mais... acho que quem não passa pela experiência só tem a perder.
    Havia tanto para dizer acerca da Maternidade mas quem passa por ela sabe como há coisas lindas que só quem vive sente. Os filhos transformam-nos e normalmente para melhor em todos os aspectos.
    A maternidade/ paternidade devia trazer posologia e a 1ª indicação seria "Não indicado para pessoas egoistas".

    ReplyDelete
  2. Eu acho que a maternidade é indicada para todas as pessoas que a queiram acolher, egoístas ou não.

    E todas as pessoas que a queiram acolher vão saber/sentir que apesar de tudo o que tem de bom, há muita coisa desgastante, exigente e difícil.

    Acho que o post é sobre a impossobilidade de saber isto (o bom, mas especialmente o difícil) antes de se passar por ela. :)
    Não acho que tenha a ver com egoísmo!

    ReplyDelete