29.11.10

O submundo dos divorciados com filhos

Os divorciados com filhos situam-se entre dois mundos: o dos solteiros sem filhos e o dos casados com filhos. Não são um nem outro, ainda que já tenham sido ambos. Os solteiros sem filhos procuram naturalmente outros solteiros sem filhos, e os casados com filhos não precisam de mais ninguém: bastam-se. Os meus fds's com os filhos, são normalmente divididos entre coisas que faço com os miúdos e coisas que combino com os outros (incluindo-se em outros, todos os mundos e submundos). Reparo que, muitas vezes, parte de mim a iniciativa de combinar esses programas. Acontece pontualmente um amigo casado com filhos convidar-me para um programa de fds, mas é mesmo muito raro um amigo solteiro convidar-me, e aos filhos, para um programa, num tempo que se quer de descanso: é compreensível, as crianças são barulhentas. Acontece-me muito sentir-me sozinha nos fds's com filhos. Suponho que seja, em boa parte, esta adaptação lenta ao meu novo submundo. Mas é também este doloroso reconhecimento: o meu submundo é tão pequenino.

1 comment:

  1. Cada vez me apercebo com maior clareza dos casamentos insipidos e artificiais que grande parte dos casais se esforcam por disfarcar indiferentes a um declinio constante e inexoravel de felicidade e respeito mutuo. Esta infelicidade é muitas vezes camuflada por ferias caras em sitios romanticos, pelos bens materiais que a contraparte oferece ou entao a desculpa de que o sacrificio e pelos filhos, com o inevitavel recurso a clamantes. Creio que as criancas sao mais inteligentes e despertas do que se supoe e se apercebem-se imediatamente da falta de harmonia e paz que as rodeiam (sofrem e silencio...). Sao as criancas destas pseudo-familias as verdadeiras traumatizadas e nao aquelas cujos pais se separaram por qq razao que os impede de viver juntos, mas que sabem e sentem que ambos as amam incondicionalmente. Estou a passar por uma experiencia semelhante à sua, com uma nuance, vejo mais esporadicamente os meus filhos aos fds e por vezes algumas quartas feiras, pq a regulacao do poder paternal nao esta acordada. Acha que este submundo é assim tão pequenino? Serao assim tao poucas as pessoas com clarividencia ou entao tao fora da normalidade?

    ReplyDelete